Ask for thyself another Kingdom

director`s uncuted(issima) version

15 December 2006

Que o céu não Lhes caia na cabeça...

Cardeal Richelieu




"O edifício, classificado como Monumento Nacional, apresentava há vários anos sinais de degradação e parte da cobertura caiu durante uma cerimónia religiosa não ferindo, por pouco, as pessoas que se encontravam no interior do templo."

"De acordo com o padre Carlos de Aquino, responsável pela paróquia de Silves há cerca de um ano, as autoridades competentes – Instituto Português do Património Arquictectónico (IPPAR) e Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) – já foram várias vezes alertadas, tanto por si como pelos seus antecessores, para o estado em que o edifício de se encontra, mas nunca tomaram qualquer atitude."

...

"Perante o avolumar de provas que confirmavam o mau estado do tecto, o IPPAR decidiu inspeccionar a estrutura. Uma vistoria que ainda decorre e cujas primeiras conclusões apontam para que a generalidade dos elementos constituintes do tecto apresenta sinais visíveis de podridão e perda de secção, verificando-se em muitas zonas o perigo de queda iminente. A medição dos níveis de humidade na madeira apenas veio confirmar a suspeita de podridão."
...

PADRE CONFESSA-SE REVOLTADO

"Ao CM o padre Carlos de Aquino confessou-se revoltado com o estado de abandono a que o Estado deixou chegar a Sé. “Não quero crer que houve má- -fé, mas houve esquecimento e desinteresse”, referiu o responsável paroquial, lamentando que o edifício se tenha transformado “num monumento de escombros, porque quem de direito não teve a atenção necessária para o tornar num monumento vivo”.

"O padre recordou que nem sequer existem guarda-ventos na igreja que impeçam a entrada de pombos. “Quando assumi funções nesta paróquia fiquei muito surpreendido com a situação”, notou, adiantando que, na altura, alertou as entidades oficiais para a situação, mas até à data sem resultados."

"Carlos de Aquino explicou que, apesar de não serem cobradas as entradas na Sé, as verbas deixadas pelos visitantes são fundamentais para o funcionamento da paróquia. " (LOL)

in Correio da Manhã de sexta-feira 15 de Dezembro


Bom meus amigos, também eu estou preocupado com a Sé de Silves, especialmente quando o nosso Estado, que não é rico ainda têm de ser chamado a intervir em património alheio devido á classificação (sem dúvida necessária) como Monumento Nacional da principal Sé Gótica e antiga Catedral do Algarve.
Lembro apenas que existem protocolos que podem ser feitos, mecenato que poderia ser captado e uma miríade de medidas que a serem realizadas por qualquer uma das partes competentes já teriam evitado a intervenção (mais uma) do pobre e esforçado instituto estatal IPPAR que muito tenta fazer com os parcos meios financeiros e técnicos que dispõem.
O que me arrepia nisto tudo não é a constatação (dado adquirido) da degradação da cobertura da Sé, mas de continuar com a percepção de que o Estado (Governo por atacado, esses malandros...) continua a ser visto como o culpado de todos os males quando, e sublinho quando a Igreja é na verdade a detentora patrimonial do Imóvel e se esconde (que nem Richelieu)
por trás da classificação de Monumento Nacional da Sé de Silves para evitar largar uns tostõezinhos para ajudar á sua preservação...
Continuem á espera que o Estado do nosso Portucale tudo resolva que pode ser que um dia o céu realmente se abata sobre a Vossa Santa cabeça.


3 Comments:

Blogger nb said...

Qualquer dia cai mesmo e o Cardeal vai dizer que foi terrorismo de Estado, eh eh

Wed Dec 20, 04:13:00 PM GMT  
Blogger tiagugrilu said...

Eu trabalhei na DGEMN durante 3 anos, e uma coisa fiquei a perceber:

- A igreja católica tem muito mais possibilidades que o IPPAR e a DGEMN juntos.

Cumprimentos monumentais

TG

Wed Feb 07, 10:35:00 AM GMT  
Blogger Leila said...

estive a ler te rapaz ... beijos da Leila

Wed Mar 21, 11:58:00 AM GMT  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Website Counter Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.
Visitor Map
Create your own visitor map!