Ask for thyself another Kingdom

director`s uncuted(issima) version

24 February 2007

Da dó, dá!



Hoje li no DN, esse manancial de surpresas, um artigo de opinião de João Miguel Tavares onde se expressam várias ideias sobre a importância dos jornais e a falta de qualidade e de adaptação destes face aos outros suportes informativos, como as televisões, rádios ou internet; escreve por exemplo que o seu jornal, o DN teve nestes últimos 3 anos 6 directores, que o Expresso perdeu o grande Arquitecto ou mesmo que o Publico se reinventou atirando para o lixo o seu antigo logo
- qual é mesmo o problema que ele vê aqui? Continua este mar de recorrentes lamentos referindo que os outros (?), os jornalistas não deveriam escrever para agradar aos seus pares, (como se o nível do intelecto jornalístico à excepção de alguns opinion makers que não são jornalistas, fosse qualquer coisa de formidável) afirmando que será essa a causa principal do divorcio entre os leitores e os jornalistas, a dificuldade em "admitir que a qualidade do que se imprime é, no mínimo, duvidosa." continua, dizendo que eles (os outros) " Confundem a construção das notícias com o relato do que dizem as partes em confronto, recusando a análise e comprometendo um jornalismo adulto e sofisticado. Porque têm demasiados preconceitos. Deixam de lado dezenas de boas histórias, etiquetadas como "popularuchas", esquecendo que a grande distinção entre um jornal de referência e um popular não está na escolha das notícias mas no seu tratamento." rematando o seu grande texto supra-midiano (não de médio, mas de midia, em qualidade será supra-minor) com um grand finale da sua interpretação Freudiana da teoria da evolução de Charles Darwin
"Os leitores não são estúpidos. Os jornais de referência é que se estão a transformar nos dodós do século XXI. Extintos por incapacidade de adaptação."
Faz-me pena que nem um tão simples processo critico seja feito com tão pouca qualidade, se pelo menos JMT soubesse a causa de extinção dos Dodós...pelo menos num ponto estamos de acordo, os leitores não são estúpidos, muito obrigado pela lembrança.

4 Comments:

Blogger Pedro Lourenço said...

É na verdade um post muito bem escrito. O que foi apreciado por ti aquando da leitura da notícia desse senhor, foi a obra de um chamado "self made Journalist", 4 ou 5 anos de escola, umas horas atrás de um Mac e um lugar no papel editado, como que entulho para tapar buracos...
Bom post!

Wed Feb 28, 10:52:00 AM GMT  
Anonymous Anonymous said...

O importante no artigo não´é o conteúdo, mas a data em que foi escrito. E o destinatário do mesmo, numa altura em que já se falava do nome do novo director. Chama-se a isto marketing pessoal e no DN, dizem-me, é muito utilizado. Não só por JMT, claro. E resulta sempre! Um textinho na hora certa, um almocinho para pôr a conversa em dia e informar os newcomers sobre o que vão encontrar, tudo isso faz parte das regras daquele jogo. Caem todos.

Mon Mar 05, 02:28:00 AM GMT  
Blogger Contacte-nos said...

Eh, eh, eh...têm piada.

Mon Mar 05, 07:42:00 PM GMT  
Blogger Leila said...

gosto sempre de te ler ... tens asas para voar ... há que ver sempre o ninho em que se deve poisar ... além disso , sou cúmplice das tuas envergaduras ... beijos da Leila

Thu Mar 22, 07:32:00 PM GMT  

Post a Comment

<< Home

Free Web Site Counter
Website Counter Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 3.0 License.
Visitor Map
Create your own visitor map!