
CALÍOPE
Estou a escrever estas palavras passa uma hora desde o Momento, estão todos lá fora à minha espera na carrinha, a Inês, o Pedro e a Sara; pedi-lhes apesar da urgência para passarmos em minha casa para apanhar o Lord e o King – Não quero que sirvam de jantar a nenhum confederado desvairado em busca da sua próxima refeição.
Escrevo sem data para regresso, estamos ansiosos pela viagem e pela incerteza do que se aproxima...o mais certo será não voltar aqui nesta vida; quem sabe na outra?
Até já.
Alex M.
19.15 GMT
-Estou?
-Estou? Quem fala?
- É o Pedro meu...ainda dormes? Que cara homem, que passa?
-Desculpa lá bro, estive a noite toda a tratar do algoritmo para a tese e nem dei pelas horas, adormeci deviam ser umas 6 ou 7 da manhã...os cães a uivarem e a porcaria do Macsoft que decidiu encravar... só com a ajuda do Wisdom17 é que consegui recuperar o trabalho dos últimos dois dias...(- dasse..)- não me digas nada, só me apetece dar um tiro na cabeça e atirar com a papelada toda para o Recycle Vault, Shift Del e ia tudo para o galheiro...
- Estás a dar-lhe com a alma meu..ouve lá ,achas que compensa alguma coisa, isso das Astronomias? Se soubesses o que fizemos ontem á noite, olé...aqui o Peter acabou a noite num apartamento algures no meio da Foz do Tamila com uma professora de de Geologia que por acaso é 1 dan de Jijutsu..olé!
- Estás a brincar, não estás? primeiro dan de Jijustu?! Agora deu-te para isso?
Jijutsu Alex..Jijutsu, e qual é o problema? Ao menos é uma miuda de carne rijinha, deveras interessante e não se chama Astronomia...percebes o que quero dizer? Vê lá se acordas, largas os livros e vais ter connosco a casa da Sara, levo a professora comigo, ah e traz o telescópio para dares uma de intelectual ..
-Intelectual? Telescópio?, para quê?
- Para quê?!?!?! Sabes que dia é hoje? Dia 1 de Março? Eclipse lunar? Diz-te alguma coisa?
- O Eclipse!! É hoje! Esqueci-me...ok, ok...vou-me despachar...nem sei onde ando com a cabeça, dá-me só duas horas e vou lá ter, ainda tenho de ir procurar o wire-ubs do telescópio..ah, vê lá se a professora não se põe a perguntar-me coisas parvas, o que me faltava agora era fazer uma exposição cientifica para tipas que sacas à noite como se fosse a ultima noite das nossas vidas...ok?
- Ok, relaxa, e a bebida deixa comigo, vou até ao Inglish House ver se arranjo um Lindon de 2011 para bebermos enquanto a Lua se queda.. sempre com estilo, até logo então.
- Até, tchau.
-“O que é que eu estava a pensar, logo hoje que o Eclipse se vai dar tinha de acordar às sete da tarde...estou a ficar saturado da tese e ainda tenho de wifar ao McNixton para a Fundação para lhe enviar a data semanal..haja paciência para o velho, não fosse ele tão sábio já tinha mandado o Doutoramento ás urtigas...e os cães que não se calam...
Dia 2 de Março de 2017, Fundação Jiangue
8.00 GMC
- Troy? McNixton aqui, pode vir à minha sala?
- É para já Doutor!
- Estes dados que me forneceu estão correctos? As coordenadas gravitacionais estão certas?
Sim, julgo que sim, confirmei agora mesmo a partir do algoritmo que o Alex nos enviou à meia hora, inseri no programa desenvolvido pela Fundação e com as observações na Mongólia como sugere o protocolo...
- Hummm, então algo não está a bater certo, podes-me pôr em contacto por wifi com o Alex?
- É para já.
- Alex?
- Olá , desculpe a desarrumação, estava de saída, isto de viver sozinho, tem as suas implicações domésticas...
- Não há problema Alex, diz-me, quando é que fizeste este algoritmo?
- Ontem de noite, porquê? Algum problema? Está errado?
- Não, por nada, mas... quando o corri conjuntamente com os dados de órbita que apresentas, temos como resultado um desvio de 5 graus em relação ao normal...percebes o que quero dizer?
- 5 graus ?!!? Não pode ser! Isso queria dizer que....
- Sim, o impossível, que um qualquer corpo de massa maior está a atrair a terra para fora do campo de influência do Sol...mas é claro que algo deve estar errado, não existe a mínima possibilidade de isso acontecer, pelo menos nos próximos 3 biliões de anos vindouros.
- Sim, acho que sim.. mas no entanto tenho a certeza que a data está correcta, só se algo se avariou num MicroHubble IV, como estão geo-estacionados no anel exterior de Saturno, algum pode ter tido uma falha...talvez uma pequena ruptura térmica...que os DroitguardS não tenham conseguido corrigir?
- Talvez seja isso, se puderes fala com a ESA amanhã para Lisbonna e tenta ver se têm alguma Data corrompida está bem? Temos de esclarecer isto o mais depressa possível...Como dizia o meu querido Professor Jiangue, “ Não existem certezas na Espaço..
- “...nem existem surpresas no Facto”, sim, sim eu sei McNixton..até logo.
- Até logo Alex, e bom eclipse.
“- Diabos carreguem o Mc Nixton mais o seu defunto professor , tenho de me despachar, lap-top, carteira e vamos embora...ah, e já me ia esquecendo, telescópio!
Praia de Avinthes, Portuland.
21.40 GMT
- Viva Sara, como é que estás?
- Alex! Meu querido ex. , como é que estás? Entra, entra que hoje o tempo está esquisito, então? Já sei que andas cansadinho não é? Essas estrelas têm te dado muito trabalho?
- Nem imaginas Sara, olha onde é que posso pousar o Telescópio? Aqui na mesa?
- Sim, deixa ai e fica à vontade, estou só a acabar o jantar, olha, se quiseres podes ir ter com eles à praia que o Pedro já chegou...ele e a sua professora Inês! - ...uma bomba...o que achas dela?
“- Inês..então é esse o nome”- O que acho? Sei lá! O Pedro acordou-me para me contar a estória mas francamente, já foram tantas que acho que já me imunizei, tipo Apicultor e a sua Abelha...
-Sempre com o mesmo humor irónico Alex; se bem me lembro, uma das razões para te deixar...
- Mas ainda gostas de mim não?
-Sim, Alex, sim..whatever....
- Ok, já fui, qualquer coisa estou lá em baixo está bem? E de certeza que não queres ajuda?
- Não, não é preciso, mas obrigado por perguntares, só me falta mesmo pôr a mesa.
- Ok, já venho, até já então.
“ Esta casa está igual, nem a lâmpada ela foi capaz de trocar, a falta que um homem às vezes faz..e ela continua deslumbrante, o que raio se passou connosco? Acho que ambos ainda hoje não percebemos, tenho pena que as coisas tenham corrido tão mal e no entanto esta casa continua a ser para mim o meu lugar, bem distante do chão que agora alugo, a varanda, o mar a 20 metros o jardim de camilas e dragoeiros...O que se passa com estas árvores ? Murcharam? Nem do jardim ela agora trata?! Estranho...não é nada dela...ah lá estão eles na praia, descalços, ao luar e...ui esses beijos enamorados é que já estão um bocadinho fora de moda não Pedro? ”
- Então rapaz como andas?
- Amigo! Bons olhos te vejam, aproxima-te que apesar da Lua estar forte ainda não tenho visão de gato...Olha, antes de tudo deixa-me apresentar-te a Inês, Inês? – É o Alex, o nosso cientista do Observatório de Astrofísica e amigo desde que me lembro de existir.
- Muito prazer Inês, encantado!
- igualmente Alex, Alex quê já agora?
- McNixton, Alex McNixton...
- Do clã McNixton das terras altas da Escócia! Adoro dizer isto para brincar com ele Inês, fica doido de raiva, então meu amigo escocês, já viste o brilho da Lua?
-Sim, sim Pedro, já vi a força do Sol a reflectir a sua luz na superfície visível do nosso satélite...sabes que isto é igual ás aulas que fazia no Observatório para ganhar uns trocos para as nossas férias de verão no Alêmtamila, lembraste Pedro?
- Nem me lembres desses tempos de desgraça, os melhores ...excessivos mas os melhores, ouve lá, a que horas é que é mesmo esse Eclipse?
- Nas nossas coordenadas ás 23.14, mas não te preocupes, já montei o telescópio no Laptop e ele wifa quando começar a haver sombreamento da superfície, estamos descansados.
- Lamento interromper o convívio mas, e se fossemos comer rapazes?
- Boa ideia Inês, e, já agora se me permite dizer, demonstra muita sabedoria essa sua interpelação...
- Alex?!
- Desculpa Pedro, just kiddin`just Kiddin`...mil desculpas Inês, este meu sentido de humor...
- Não faz mal, sinto-o talvez um pouco amargo Alex ?
- Não Inês, é mesmo defeito e feitio...
- Vá, deixem-se disso e vamos para cima, a Sara já está a chamar e com o trabalho que lhe estamos a dar o mínimo é chegarmos à mesa com a comida ainda quente ou não?
- De acordo, voltemos para dentro então.
“ Boa réplica miúda, boa réplica...”
22.35 GMT
- O jantar estava óptimo Sara, obrigado, já vi que ainda não perdeste o jeito...e o vinho não era mauzinho de todo Pedro, para uma colheita de 2011 até não estava mau, se bem me lembro foi um ano terrível em cheias e Ciclones aqui para a nossa zona...
- Pois foi Alex, até tivemos de reforçar as placas de light-grafite do telhado, lembraste-te? Sabes, já tinha saudades de estarmos aqui sentados no Alpendre a olhar as Estrelas, contigo a divagar sobre as profundezas cósmicas e sobre as tuas mais intimas interrogações ...interrogações..estrelares? Será?
- Se assim o quiseres, nunca percebeste muito bem a ideia de alguém estudar o infinito, sei que por vezes as definições são abstractas, quase inteligíveis, mas é esse o meu papel...é essa a minha vida.
- Sim, mas era difícil suportar as tuas deslocações, ausências, hoje Chilwe, amanhã Hawaiti, sempre por 4 meses ou meio ano...era impossível, tu sabes que era.
- Talvez fosse...talvez seja....mas vamos poupar os nossos amigos, afinal estamos aqui para ver a Lua, não para ver Estrelas certo Pedro?
- Certíssimo Alex, e por falar em Lua parece-me que o Eclipse já começou ou não?
- Não, ainda não, o telescópio emite-me um aviso 5 minutos antes, para começar a correr o software de projecção ali para a divisória do fundo...
- Tens a certeza amigo? Então diz-me, que é que chamas aquilo que estou a ver?
- Onde? No hemisfério sul? Sim estou a ver, mas não pode ser, faltam ainda 30 minutos para o inicio...mas sim, tens razão, uma sombra começa agora a emergir lentamente cobrindo quase na totalidade o Mar da Tranquilidade...não pode ser! Esperem o meu Wifi está a tocar, tenho de ir atender, um momento, já volto...e malta, não desesperem, provavelmente é uma nuvem passageira que está a fazer um qualquer efeito refractário com o Luar..Já volto.
“Refractário? Dizes tu? A mim parece-me mais um buraco negro do que outra coisa, mas é melhor não dizer nada, o Pedro e a Inês já estão um pouco assustados...se eu não te conhecesse Alex...”
- Olá Pai, como estão as coisas por ai?
- Alex, não vais acreditar no que te vou mostrar, prepara o Hololink do teu Wifi, antes mais nada vou-te enviar um Tetraview para veres..estás sozinho?
- Sim, não há problema, eles estão lá em baixo na Praia..
- Então respira fundo, aqui vai..
“- À minha frente surge o impensável, um holograma da Terra a rodar totalmente inclinada numa trajectória desgovernada, pela imensidão do espaço, sem órbita definida como uma bola rematada por uma criança de cinco anos, sem destino ou forma ...”
- O que é isto?
- Isso, é um modelo da rota futura do Planeta, em fast-foward com previsão até aos próximos 5 anos...é a visão do fim, ao vivo e em primeira mão, sem concerto ou alternativa...e tudo graças a ti!
- A mim?!? O que raio queres dizer com isso?
- O teu algoritmo Alex..estava certo, depois de falar contigo liguei para ai para a ESA e todos os dados estavam correctos...eles já sabiam disto, nós apenas tropeçamos meia dúzia de horas antes no inevitável..dentro de alguns minutos já toda a confederação irá saber...os tumultos, a agitação..vai ser difícil filho, prepara-te...
-Mas? Tens certeza do que me estás a dizer?
- Tenho, eles guardaram em segredo, e pelo que os contactos do Troy aqui no centro de investigação conseguiram apurar, só nestas ultimas medições é que disponibilizaram dos MicroHubbles´s a informação correcta...viram que não era por uma questão de horas que algo se iria alterar filho...andaram a brincar com a Fundação e connosco!
- ESA! Malditos sejam...e agora, o que fazemos?
- Venham para aqui o mais rapidamente possível, já dei instruções ao Troy para os ir buscar, vão ter daqui a uma hora ao Spaceport-Branson, ele estará lá à vossa espera..e Alex, despacha-te, o caos vai começar...e boa sorte!
-Ok, Pai...até logo, acho eu..
- Alex? O que se passa? Que cara é essa?
- Queres, querem saber as boas noticias ou as más?
- Todas! E depressa meu! Isto já me está a dar calafrios! Temos Eclipse ou que raio é aquilo que estamos a ver ali em cima?
- Calma Pedro...e meninas agarrem-se, porque as noticias não são nada animadoras!
- Fala Alex...estamos a ouvir...
- Obrigado Inês, então é o seguinte, como sabem tenho estado a desenvolver um algoritmo de medição astral, traduzindo, um processo matemático que depois de introduzidos os dados no Intelprocessor da Fundação Jiangue que o meu pai dirige dá-nos a previsão de rota orbital dos mais variados elementos e corpos celestes conhecidos, ferramenta ainda em fase experimental e que para tornar um instrumento de medição fidedigno necessita de passar por diversas fases...
- Sim, sim, despacha lá isso...
-Calma Sara..como ia dizendo, estas ultimas simulações tiveram como base Data do nosso planeta, isto é, fizemos a simulação de rota orbital para a Terra e os últimos resultados foram no mínimo estranhos...obtivemos um desvio da rota previsível de 5 graus, uma enormidade...pensava que havia alguma coisa de errado com a obtenção dos dados ou mesmo com o meu algoritmo..mas não, o meu pai agora confirmou-me...durante este tempo todo forneceram-nos dados corrompidos, para falsear os resultados...para...
- Para quê? Alex? Para quê?
- Para não descobrirmos o que estamos a ver...a rápida mudança da órbita do nosso Planeta Sara...lamento amigos, mas... estamo-nos a afastar do Sol! O Professor Jiangue chamava a este acto teorico..o Momento! A Derradeira experimentação de um Astrofísico, o momento em que o nosso Planeta se liberta da atracção do Sol e se torna uma sonda, que nem uma Voyager ou Vicking do séc.XXI.
- Ainda achas piada a isto Alex??
- Não Inês, nenhuma, mas sem duvida que racionalmente deverá ser o instantâneo mais importante deste planeta desde que a primeira amiba se dividiu...
- Sim Alex, mas e se eu te disser que rapidamente a temperatura do nosso Planeta vai baixar, os Oceanos vão provavelmente congelar e todas as espécies do nosso planeta se extinguir?
- Eu respondo-te que temos uma hora para ir para o shuttle, o meu pai já disponibilizou um...
- Vamos para...
- Sim Pedro..vamos todos para Calíope!